domingo, 6 de abril de 2025

CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ - 2002

Fred Saboya conquista o título do Absoluto

no Estadual 2002 de Xadrez


Após três anos sob o domínio dos “Meninos do Ceará”, o xadrez estadual está de volta à tradição, com a conquista do Campeonato Absoluto 2002, último sábado (2/11), no Colégio Odilon Braveza, pelo veterano Fred Saboya, que chega ao nono título.

Fred venceu de forma invicta o mais importante campeonato de xadrez do Ceará, e ainda desbancou dois legítimos representantes da “nova geração”, os enxadristas Samuel Magalhães (15) e Igor Palácio (18), este último campeão da temporada passada e também recordista cearense do título estadual, como ganhador do Absoluto com menor idade.

O Campeonato Cearense Absoluto de Xadrez foi disputado por 24 enxadristas, em sete rodadas. Fred Saboya somou seis pontos, sendo cinco vitórias e dois empates, seguido por Mauro Dias, Pedro Neto e Wellington Sampaio, todos com cinco pontos.

Sem um de seus mais importantes representantes, o ex-campeão brasileiro mirim Edson Fonseca (14), que no último mês conquistou, invicto, o segundo lugar no Nordeste de Xadrez, em Teresina, os “Meninos do Ceará” apostaram em mais um ano de hegemonia com o então campeão estadual Igor Palácio, Samuel Magalhães e Wellington Sampaio, que ganhou projeção após vencer os mestres internacionais Lincoln Lucena, de Portugal, e Joara Chaves, ex-campeã brasileira.

A presença de Fred Saboya não intimidou muito o grupo, pois Saboya não disputava o Absoluto desde 1991, ano em que também ficou com o título de campeão estadual.


Fonte: Diário do Nordeste 04 de Novembro de 2002, https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/fred-saboya-conquista-o-titulo-do-absoluto-no-estadual-2002-de-xadrez-1.277177


 

CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ - 1977

CAMPEONATO CEARENSE DE 1977

Sílvio Lucena campeão


A Federação Cearense de Xadrez (FCX) realizou a fase final do Campeonato Cearense de 1977 nas dependências do Náutico Atlético Cearense. O torneio reuniu oito enxadristas e foi disputado no sistema Schuring (todos contra todos).


Destaque para o jovem e promissor Sílvio Lucena, que demonstrou grande habilidade ao longo da competição e conquistou, com todos os méritos, seu primeiro título estadual. Um feito que marcaria o início de uma trajetória vitoriosa no xadrez cearense.


Participaram:

Emanuel Costa 

Filinto Benevolo

Francisco Alves dos Santos 

Fred Saboya 

Maurício Moreira 

Miranda Leão 

Sílvio Lucena 

Silas Lenz 


Fonte: Fred Saboya

 

CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ - 1976

CAMPEONATO CEARENSE DE 1976

Fred Saboya campeão


A Federação Cearense de Xadrez (FCX) realizou o Campeonato Cearense de 1976 no Centro Enxadrístico da Polícia Militar. A competição foi dividida em duas etapas: uma fase classificatória, que definiu os seis finalistas, e a fase decisiva, disputada no sistema Schuring (todos contra todos) em dois turnos.

Aos 30 anos, Fred Saboya sagrou-se campeão, confirmando sua hegemonia no xadrez cearense. O vice-campeonato ficou com Emanuel Costa, que também teve atuação de destaque ao longo do torneio.


Participantes finalistas em ordem alfabética

Emanuel Costa 

Francisco Alves dos Santos 

Fred Saboya 

Gerardo Frota 

Maurício Moreira

Vicente Possidônio


Fonte: Fred Saboya


 

sábado, 5 de abril de 2025

CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ - 1975

CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ - 1975
VITÓRIA DE FRED SABOYA

A Federação Cearense de Xadrez (FCX) realizou no Centro Enxadrístico da Polícia Militar (CEPM) o Campeonato Cearense de 1975 com a participação de 13 enxadristas, disputado no sistema schuring (todos contra todos). O evento aconteceu no Clube da Polícia Militar, sob a coordenação do capitão da PM Francisco Alves.

A competição apresentou uma nova geração de talentosos enxadristas: Os irmãos Carlos e Silas Lenz, o maraguapense José Belo Torres, e o jovem Sílvio Lucena — que viria a se tornar decacampeão estadual nos anos seguintes.

Após as rodadas regulares, a disputa terminou com um triplo empate entre Gerardo Frota, Gentil Júnior e Fred Saboya. O título foi decidido em dois turnos de partidas de desempate, e Fred Saboya levou a melhor, conquistando seu quarto título estadual.

Carlos Lenz

Emanuel Costa 

Francisco Alves dos Santos 

Francisco Nunes 

Franzé ?

Fred Saboya 

Gerardo Frota Júnior 

José Belo Torres

Luiz Gentil Júnior 

Maurício Moreira 

Silas Lenz

Sílvio Lucena

Sucupira


Fonte: Fred Saboya