Fred Saboya conquista o título do Absoluto
no Estadual 2002 de Xadrez
Após três anos sob o domínio dos “Meninos do Ceará”, o xadrez estadual está de volta à tradição, com a conquista do Campeonato Absoluto 2002, último sábado (2/11), no Colégio Odilon Braveza, pelo veterano Fred Saboya, que chega ao nono título.
Fred venceu de forma invicta o mais importante campeonato de xadrez do Ceará, e ainda desbancou dois legítimos representantes da “nova geração”, os enxadristas Samuel Magalhães (15) e Igor Palácio (18), este último campeão da temporada passada e também recordista cearense do título estadual, como ganhador do Absoluto com menor idade.
O Campeonato Cearense Absoluto de Xadrez foi disputado por 24 enxadristas, em sete rodadas. Fred Saboya somou seis pontos, sendo cinco vitórias e dois empates, seguido por Mauro Dias, Pedro Neto e Wellington Sampaio, todos com cinco pontos.
Sem um de seus mais importantes representantes, o ex-campeão brasileiro mirim Edson Fonseca (14), que no último mês conquistou, invicto, o segundo lugar no Nordeste de Xadrez, em Teresina, os “Meninos do Ceará” apostaram em mais um ano de hegemonia com o então campeão estadual Igor Palácio, Samuel Magalhães e Wellington Sampaio, que ganhou projeção após vencer os mestres internacionais Lincoln Lucena, de Portugal, e Joara Chaves, ex-campeã brasileira.
A presença de Fred Saboya não intimidou muito o grupo, pois Saboya não disputava o Absoluto desde 1991, ano em que também ficou com o título de campeão estadual.
Fonte: Diário do Nordeste 04 de Novembro de 2002, https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/fred-saboya-conquista-o-titulo-do-absoluto-no-estadual-2002-de-xadrez-1.277177